“Véu de esquecimento”

06 jun 2018 por Letícia Lima

O véu de esquecimento é o termo empregado para definir o necessário esquecimento de vidas passadas do indivíduo. Ainda na Grécia antiga Platão mencionou haver uma barreira na memória do ser humano, cuja função é o  esquecimento do passado.  Ele versa muito bem sobre esse tema no livro A República, através do Mito de Er.

Já Alan Kardec o importante propagador da doutrina espírita menciona no livro dos espíritos a necessidade do véu do esquecimento. Ambas as colocações são pertinentes, sendo que na visão como profissional de Terapia Regressiva considero que o véu de esquecimento tem a função protetora do psiquismo humano, para que as memórias passadas não se manifestem no consciente, de forma aleatória, promovendo o desequilíbrio emocional. Embora, o que muitas pessoas não tem conhecimento é que essas memórias passadas afloram no ser humano de forma mascarada, qual seja? De forma somática! Onde determinadas dores ou situações que o indivíduo vivencia hoje na vida, podem sim, ter a causa em situações passadas, e é justamente através dessa poderosa ferramenta terapêutica que conseguimos transformar profundas dores, desconfortos físicos ou emocionais em qualidade de vida.

Assim, considero que através da Terapia Regressiva não é rompido nenhum véu do esquecimento do indivíduo, já que o “conteúdo passado” é que está no presente, através de seus sintomas, buscando ser resolvido. Inclusive o próprio psiquismo vai permitindo que esse conteúdo aflore de forma gradual, ajustando seu funcionamento com imenso aprendizado e mudança de comportamento.

Últimas publicações no blogVer todos