O Transtorno Depressivo é uma doença psíquica que acomete muitos indivíduos na contemporaneidade, e que muitas vezes não é reconhecida como tal, devido ao próprio desconhecimento da doença.
Sentimentos de angustia, medo, dúvidas, ausência de vontade de viver, ansiedade são tão intensos que paralisam o individuo em suas atividades, deixando-o ausente da própria vida e suas responsabilidades.
É importante observar com atenção diferenciada tais características, e não só, conscientizar o individuo desta situação, como também, auxiliá-lo a buscar ajuda profissional. Pois, atualmente ainda existem pessoas que traduzem esses estados psicopatológicos como frescura, negativismo, ou mesmo preguiça do portador desta complexa doença.
A vergonha e o medo são os principais sentimentos que impedem o individuo buscar ajuda profissional, inclusive, existem muitos portadores deste transtorno que negam veementemente seu estado patológico,simplesmente por entender que seria fraqueza pessoal ou mesmo uma fase da vida que logo vai passar, dificultando dessa forma, a busca de avaliação profissional com o devido tratamento Psicoterapêutico.
Cabe aos familiares, ou mesmo os amigos mais próximos observar e apoiar o depressivo, em detrimento de criticá-lo por seu comportamento.
O Transtorno Depressivo é considerado uma psicopatologia grave, já que pode conduzir o doente ao suicídio, quando essa dor se transforma em algo insuportável.
6 jul 2018
Nódulos Todo nódulo tem um nome. O nome de um sentimento. Como água que se inflitra pela…
6 jun 2018
O véu de esquecimento é o termo empregado para definir o necessário esquecimento de vidas passadas do indivíduo….
6 maio 2018
A ideia de escrever o LIVRO QUEM É VOCÊ? surgiu diante a grande demanda de pessoas que buscam…