A SOMBRA E A AUTOESTIMA

09 set 2017 por Letícia Lima

Autoestima

Para Jung, a sombra é o centro do inconsciente pessoal, o núcleo do material que foi reprimido da consciência. A sombra inclui aquelas tendências, desejos, memórias e experiências que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis com a persona e contrárias aos padrões e ideais sociais. Quanto mais forte for a persona, e quanto mais o individuo se identificar com ela, mais repudiará outras partes de si mesma. A sombra representa tudo àquilo que é considerado como inferior na personalidade, tudo que não se quer ser, tudo que não se quer encontrar dentro de sí, tudo que não se quer viver, tudo que não se quer participar com sua identificação, como também aquilo que se negligencia e nunca desenvolve em sí mesmos, tudo isso forma a Sombra.

Dessa forma, todo indivíduo possui um potencial psicológico e relacional estruturado à volta de duas espécies de componentes:

  • Componentes positivos que atuarão como verdadeiros motores ou estímulos que podem contribuir para iluminar a nossa vida.
  • Componentes negativos que, pelo contrario, podem agir como travões, limitações ou constrangimento suscetíveis de agravar escurecer e dificultar a existência.

Assim, Jung considerou que o psiquismo humano é um espaço de lutas intimas…

São notórios que os dramas mais emocionantes e mais estranhos, não são os que se passam no teatro, mas sim, no coração de todos os indivíduos. Estes vivem sem deixar transparecer de alguma forma os conflitos em desarmonia que vive, a não ser que se revelem através de doença psicossomática como a depressão, síndrome do pânico, transtornos gerais, ansiedade generalizada, cuja origem ele próprio a desconhece.

É fundamental para o indivíduo que deseja ser saudável reintegrar a sombra, para não ficar suscetível a sérios desequilíbrios psicológicos como: sentir-se estressado, deprimido, atormentado por sentimentos de angustia, insatisfação consigo próprio e de culpabilidade, obsessões que poderão levá-lo a ciúme exacerbado, cólera mal gerida, ressentimentos, desvios sexuais, a gula, os vícios, sejam estes:bebidas,  cigarro, maconha, cocaína, tóxica dependência, etc.

Últimas publicações no blogVer todos