Pedagogia de Rousseau

24 jun 2016 por Letícia Lima

JJRousseauTomando como referência os principais elementos da pedagogia de Rousseau, a saber, a crença na bondade natural do homem, e a atribuição à civilização da responsabilidade pela origem do mal, o autor sustenta que se o desenvolvimento adequado da criança é estimulado, a bondade natural do indivíduo pode ser protegida da influência corruptora da sociedade. Com isso, Rousseau valoriza um tipo de aprendizado através da experiência vivencial ( que na sua época era possível no campo), onde durante as fases do crescimento o pequeno ser em desenvolvimento, aprendesse com o dia a dia, onde a própria curiosidade o estimularia, e seus intentos inatos seriam direcionados futuramente a uma função desperta por si própria, sem a intervenção dos interesses sociais. Desse modo, os objetivos da educação, para Rousseau, abrangem dois aspectos: o desenvolvimento das potencialidades naturais da criança e o seu afastamento dos males sociais; ele sugere que o educador deve ensinar o aluno baseado nas suas motivações naturais, pois logo que estes se tornem conscientes de suas sensações, ficarão propensos a procurar ou evitar a causa destas. Por isso, crescendo em um ambiente com liberdade até a puberdade, período onde há melhor maturidade psíquica, este jovem poderia assim, buscar com interesse o conhecimento necessário para sua formação, tornando-se um cidadão próspero a atuar na cidade.

Entendo o posicionamento de Rousseau quanto ao crescimento da criança acontecer no campo, por este local funcionar de forma mais livre e diferenciada da cidade. Em nossos dias atuais, os pais preocupam-se em preparar seus filhos desde a tenra infância, para o futuro, atribuindo-lhes responsabilidades, e direcionando-os a assumir tarefas impessoais, ocupando-lhes o tempo diário, esquecendo que estes pequenos seres são apenas crianças e como tal, necessitam brincar, descobrir e se desenvolver num tempo diferente do adulto. Invariavelmente os pais direcionam seus filhos ao aprendizado de interesses próprios, ou que desenvolvem com dificuldade, o que não ocorre com o pequeno ser, que é impelido a aprender algo de forma arbitrária, sem sequer poder opinar a estas escolhas, obedecendo à voz da experiência. Desse modo, considero necessário a devida orientação infantil respaldada em suas necessidades de aprendizagem, para o crescimento acontecer de forma satisfatória, evitando os transtornos psicológicos atuais, habilitando assim indivíduos equilibrados e felizes.

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