Fobia Social

10 jul 2016 por Letícia Lima

Fobia socialA fobia social é um transtorno psicológico onde a ansiedade acentuada é o principal sintoma no individuo que sofre nas interações sociais, já que, teme ser observada e criticada pelas pessoas. Dentre os maiores desconfortos nomeado como generalizado estão as dificuldade de falar em público, frequentar restaurantes ou lanchonetes, conversar em público, frequentar shopping centers, participar de redes sociais, frequentar festas ou eventos, sentir elevada tensão para entrevistas de emprego, e na interação social.

Porém, no subtipo restrito o indivíduo apresenta poucos sintomas, mas todos eles promovem a evitação e introspecção, que se difere da timidez, pois sinaliza um grau de ansiedade muito elevado, antes e depois, da exposição. Além do grau de prejuízo acarretado a pessoa seja em sua vida pessoal, profissional e social.

Com o tempo esse transtorno tende a promover acentuada baixa autoestima, a crença de não ser bom o suficiente, como também, colaborar com outras psicopatologias, uso frequente de bebida alcoólica ou drogas, como forma de enfrentar suas atividades sociais.

No geral essa fobia apresenta diversos sintomas, tais como: Falta de ar, nervoso, ansiedade acentuada, taquicardia, tontura, desmaio, gagueira ao conversar, sudorese acentuada, visão turva, choro fácil. Além de muita insegurança, dar um branco e não se lembrar de algo importante, medo de embaraço, dificuldade para deglutir, diarreia ou enurese, em alguns casos.

O tratamento psicológico transcorre de forma gradual e particular conforme a estrutura de personalidade de cada pessoa. Alguns indivíduos sentem menores resistências ao tratamento, já que o alivio diante os resultados é fator importantíssimo para recuperar a autoestima, o amor próprio e segurança, culminando com resultados assertivos em suas interações sociais em geral.

Últimas publicações no blogVer todos