A fantasia do Controle

01 jul 2016 por Letícia Lima

controladorDesde a infância tudo que a criança mais almeja é ser aceita, amada e reconhecida pelos pais, como forma de pertencer ao meio que o cerca. Diante as vivencias e aprendizados esse novo ser terá que lidar com vários sentimentos que o farão feliz, ou extremamente triste, o fazendo sofrer. Esse período é marcado por diversos episódios que, futuramente, caracterizará tantos outros, uma vez que, nas interações relacionais sejam elas pessoais e familiares ou profissionais continuará vivenciando com expectativa as possibilidades e temores da rejeição.

E é justamente nessa conflituosa experiência que nasce o CONTROLE!

Aquela forte tendência de manipular o outro, como forma de conter seu stress interno diante as ameaças de perda, onde as justificativas são as mais descabidas e fantasiosas possíveis, uma forma de mascarar esse “pavor” que a criança interior sente de ser rejeitada.

Reconhecer e tratar os medos são fundamentais para abrir mão desse controle, e poder se relacionar de forma saudável, sem tumultuar as relações, promovendo bem estar para todos!

Últimas publicações no blogVer todos