Educação Integral

30 maio 2016 por Letícia Lima

EducaçãoHenri Wallon (1879-1962) conhecido como “O Educador Integral” com sua ampla percepção acerca do humano, abordou quatro campos funcionais que interagem de forma intrínseca, a saber: O corporal, emocional, cognitivo e o da pessoa e os grupos.

Cada campo funcional deste opera com determinado papel, que num todo, mobiliza a pessoa de forma completa. Assim, Wallon pode apresentar uma proposta diferente dos métodos tradicionais, portanto, completa, onde o desenvolvimento intelectual é inserido de forma humanizada. Isso significa que o indivíduo é sempre considerado no seu todo, operando com todos os campos funcionais sem distinção ou prioridade, apenas, a uma parte destas.

Desta forma, as atividades pedagógicas e os objetos são variados, estimulando a participação e expressão pessoal de cada aluno, sem restringir o aprendizado apenas ao conteúdo, mas, também, permitindo o descobrir-se, através do outro. Promovendo assim, o desenvolvimento da criança em harmonia com o meio. Certamente, uma preparação não só para o trabalho, como também, o aprendizado para as interações relacionais.

Exatamente como na Educação Integral a Psicoterapia que considera o individuo no todo, abrange o tratamento em sua dimensão física, emocional, mental e espiritual, portanto, completa!

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