Henri Wallon (1879-1962) conhecido como “O Educador Integral” com sua ampla percepção acerca do humano, abordou quatro campos funcionais que interagem de forma intrínseca, a saber: O corporal, emocional, cognitivo e o da pessoa e os grupos.
Cada campo funcional deste opera com determinado papel, que num todo, mobiliza a pessoa de forma completa. Assim, Wallon pode apresentar uma proposta diferente dos métodos tradicionais, portanto, completa, onde o desenvolvimento intelectual é inserido de forma humanizada. Isso significa que o indivíduo é sempre considerado no seu todo, operando com todos os campos funcionais sem distinção ou prioridade, apenas, a uma parte destas.
Desta forma, as atividades pedagógicas e os objetos são variados, estimulando a participação e expressão pessoal de cada aluno, sem restringir o aprendizado apenas ao conteúdo, mas, também, permitindo o descobrir-se, através do outro. Promovendo assim, o desenvolvimento da criança em harmonia com o meio. Certamente, uma preparação não só para o trabalho, como também, o aprendizado para as interações relacionais.
Exatamente como na Educação Integral a Psicoterapia que considera o individuo no todo, abrange o tratamento em sua dimensão física, emocional, mental e espiritual, portanto, completa!
6 jul 2018
Nódulos Todo nódulo tem um nome. O nome de um sentimento. Como água que se inflitra pela…
6 jun 2018
O véu de esquecimento é o termo empregado para definir o necessário esquecimento de vidas passadas do indivíduo….
6 maio 2018
A ideia de escrever o LIVRO QUEM É VOCÊ? surgiu diante a grande demanda de pessoas que buscam…