Conflito Existencial

06 ago 2016 por Letícia Lima

Emaranhado mentalO conflito existencial é a confusão mental que dificulta o indivíduo  compreender o que acontece consigo, a sua realidade, além de impossibilitá-lo de tomar decisões na vida, permanecendo assim, paralisado e sem ação!

Considerando o tempo de amadurecimento psíquico é normal que diante as vivencias pessoais, familiares e sociais a criança até a fase adulta oscile em suas ações e reações, afinal está em franco aprendizado e copiando de seus genitores e familiares as suas ações.

Com isso, do nascimento até a maior idade o indivíduo certamente terá alguns traumas, desejos não atendidos, situações que não foram assimiladas de forma positiva, sendo tudo isso direcionado ao inconsciente, como forma de livrar o individuo de memórias constantes e sofridas. Mas que, com o tempo, solicitam serem trazidas a consciência se utilizando dos sintomas, que são a forma de chamar a atenção do sujeito para suas dores e necessidades interiores.

Dessa forma, a análise é a via de comunicação, interpretação, e liberação emocional destes conteúdos incompreendidos pelos indivíduos, que até então, seguiam na vida entre erros e acertos, buscando sobreviver.  Assim, na medida que se evolui no processo terapêutico surge uma nova postura interna, agora segura, fundamentada em dados reais que promovem comportamentos assertivos para si, para o todo.

 

 

Últimas publicações no blogVer todos