Análise Reichiana

A Psicoterapia Reichiana é uma abordagem terapêutica psicossomática que atua em nível mental, corporal e bioenergético. Como os distúrbios psico-emocionais estão sempre associados a distúrbios corporais (anatômico-fisiológicos) dos quais são parte integrantes, utilizo neste tratamento recursos e técnicas verbais, respiratórias, exercícios e energização (orgone) do local afetado, como forma de flexibilizar e liberar os anéis de tensão, bem como as couraças, que são tensões que se formam ao longo da vida, cuja função é proteger o indivíduo (ego) de experiências dolorosas e ameaçadoras, ou seja, uma soma total das atitudes musculares (espasmos musculares crônicos) que o indivíduo desenvolveu no corpo como forma de conter e bloquear as emoções, sensações tais como: choro, dor, angústia, raiva e excitação sexual.

 

Reich mencionava… “O que a mente não lembra, o corpo jamais se esquece”, portanto, trabalhar o corpo e a mente favorece o tratamento de todas as formas onde o entendimento, insight e elaboração de seus conteúdos conflituosos possam ser acessados, tratados e resolvidos, promovendo assim um corpo e mente saudáveis, produtivo e feliz, obtendo então a Qualidade de Vida!

 

Respiração – A contenção das emoções sempre envolve a contenção dos movimentos respiratórios. Existem vários tipos de perturbações respiratórias, podendo haver contenção da inspiração ou da expiração, e estas podem ocorrer na região do tórax e diafragma. Em cada caso utilizo técnicas próprias de desbloqueio.

 

Actings – São movimentos específicos que solicito a serem feitos nas sessões, com o intuito de promover a liberação de conteúdos reprimidos para, posteriormente, analisar de forma verbal, as sensações, os conteúdos emocionais e as lembranças que o movimento desencadeou.

 

Técnicas de Manipulação – A manipulação reichiana utiliza tipos específicos de toque aplicados sobre a musculatura e sobre pontos energéticos da superfície do corpo. O trabalho sobre a musculatura visa a recuperação de sua tonicidade e a dissolução de tensões crônicas. O trabalho sobre os pontos energéticos que funcionam como centros de distribuição de energia e integração reflexológica, favorecem a regularização dos fluxos bioenergéticos. Cada músculo e cada ponto estão ligados a determinadas emoções e conteúdos psíquicos reprimidos.

 

Outras técnicas – Envolve a expressão sonora, movimentos expressivos dos membros, visualizações, expressões faciais, posturais e de equilíbrio, alongamento, vivências envolvendo a dinâmica da relação paciente-terapeuta, associadas à transferência.

 

Bioenergia /orgone – Energia que circula pelo corpo impulsionado pelas nossas funções emocionais e fisiológicas. A energia orgônica corresponde à energia Qui, descrita pela medicina chinesa.  A couraça que resulta na contenção de impulsos e emoções, promove também um bloqueio nos fluxos de energia orgônica. Isto faz surgir no organismo regiões com deficiência de energia (bloqueios hipo-orgonóticos), ou regiões com excesso de energia estagnada (bloqueios hiper-orgonóticos), predispondo ao surgimento de doenças. As técnicas de desencouraçamento promovem a regularização destes fluxos de energia e, consequentemente, a restauração da saúde.